De acordo com um estudo de neuromarketing, realizado pela Universidade Rockefeller, a nossa capacidade de recordar as nossas experiências sensoriais é 1% do que tocamos, 2% do que ouvimos, 5% do que vemos, 15% do que provamos e 35% do que cheiramos.
O marketing sensorial pode parecer um novo conceito, mas na realidade já existe há bastante tempo. Algumas das maiores e mais bem sucedidas marcas do mundo utilizam o marketing sensorial de forma especializada para aumentar a notoriedade da marca. Ao utilizar experiências sensoriais, os marketeers são capazes de orientar opiniões sobre as suas marcas. Quando bem feito, o marketing sensorial pode ajudar a definir o tom certo e a impulsionar as vendas.
Em primeiro lugar deve determinar quais são os objetivos a atingir com uma estratégia de marketing sensorial. De seguida, deve definir o seu público-alvo. Como parte do processo de desenvolvimento da sua estratégia de marketing sensorial, é importante pensar em como os sentidos irão contribuir para a sua estratégia. Por exemplo, que tipos de sons e elementos visuais acha que seriam mais apelativos para o público-alvo da sua marca?
Vamos ver:
Visão
O aspeto e design da sua loja irá comunicar mais do que apenas uma linha de produtos para potenciais clientes. Os elementos e a loja têm de ser facilmente legíveis, graficamente atrativos, e com ecrãs LED coloridos e brilhantes. Pode optar por sinalização digital, ecrãs led, outdoor leds no exterior da loja por exemplo. As lojas da Apple são um bom exemplo.


Olfato
O olfato é um dos sentidos mais poderosos para construir a “personalidade sensorial” da sua marca. Os cheiros remetem a memórias e afetam as nossas emoções, e por isso dão às empresas o poder para influenciar de forma positiva a experiência de retalho. Quando bem trabalhados, são associados de forma praticamente instantânea por parte do cliente.
Como definir o cheiro da sua marca?
Se a sua marca tem uma estratégia de branding bem definida, então já conhece bem a marca, qual a personalidade, o tom, e qual a imagem que quer passar para o público-alvo. A partir daqui, pode escolher os aromas que liguem com o nome, o ponto de venda e a personalidade da marca.
Por exemplo, se tem uma marca de roupa, pode aromatizar o packaging e as próprias roupas. Se tem uma farmácia, pode optar por um aroma fresco e relaxante. No caso de uma imobiliária, opte por um aroma confortável, aconchegante, que o faça sentir-se em casa.


Tato
O ser humano é considerado um ser materialista. As pessoas valorizam mais as coisas quando os possuem, e tocar num produto fá-las sentir essa sensação de propriedade. É importante para elas sentirem o produto, quererem ver o aspeto do produto e sentir na vida real como é ter o produto em mãos antes de o adquirir.
Se a sua marca tem uma estratégia de branding bem definida, então já conhece bem a marca, qual a personalidade, o tom, e qual a imagem que quer passar para o público-alvo. A partir daqui, pode escolher os aromas que liguem com o nome, o ponto de venda e a personalidade da marca.
Por exemplo, se tem uma marca de roupa, pode aromatizar o packaging e as próprias roupas. Se tem uma farmácia, pode optar por um aroma fresco e relaxante. No caso de uma imobiliária, opte por um aroma confortável, aconchegante, que o faça sentir-se em casa.


Audição
A música ajuda a criar experiências positivas. Em conjunto com ao olfato, é uma boa ferramenta para associar uma marca.
A melhor estratégia para criar o estímulo auditivo é selecionar as músicas da sua loja ou stand de acordo com o seu público-alvo. Isto é, se for um target jovem, optar por músicas atuais. Se o público alvo forem empresários, compradores com já alguma experiência, optar por uma playlist de jazz, música mais calma, para não influenciar negativamente a experiência de compra.
Para além da escolha da música, não esquecer que o volume é muito importante. Ninguém gosta de estar a jantar com alguém num restaurante com a música alta, ou de ir a uma loja e a música estar desalinhada com a experiência de compra, por exemplo.
Mais do que proporcionar um bom som ambiente no ponto de venda, as músicas podem relaxar, stressar ou até mesmo irritar o seu público se a marca não fizer a escolha certa, para além de poder acelerar ou abrandar o ritmo de compra.

Paladar
As amostras têm impulsionado as vendas em 2000% e os retalhistas podem criar um experiência de compra, oferecendo aos clientes luz refrescos tais como café, chá, refrigerantes ou pastelaria para criar uma sensação de conforto e mimar.
Pense numa uma clínica de estética, médica ou em centros de estética: muitos deles oferecem ao cliente água, café, um chá e até mesmo um lanche, enquanto está a usufruir dos serviços da marca. Ou até mesmo num stand, numa feira, cada pessoa que entra no stand é-lhe dada um café, algo para petiscar enquanto fica a conhecer a marca ou empresa. Desta forma, a sensação de espera é transformada numa sessão agradável e de conforto, o que mostra também uma preocupação da marca em mimar e manter o bem-estar dos seus clientes.
